Guilherme Silva de Oliveira é engenheiro com mais de 15 anos de carreira no mundo corporativo e com grande experiência estratégica nas áreas de Gestão, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação aplicada à engenharia de novos produtos, em especial no agronegócio.

Guilherme é especialista em Agricutura de Precisão e Gestão de Projetos. Também é co-fundador do Juntos Coworking (espaço de conexões e negócios na cidade em que reside) atuando em diferentes frentes e programas de inovação como conselheiro e mentor.

Enquanto atuava como CLT em uma empresa (gerenciando a área de inovação aberta), em paralelo, Guilherme estava acompanhando também diversos grupos e movimentos relacionados a novas tendências de mercado.

Em julho de 2023, conheceu o conceito de “Executive as a Service” através de um grupo aberto divulgado por Christopher Toya. Aproximou-se mais para entender melhor o movimento e identificou nesta modalidade de trabalho um novo modelo, diferente dos modelos tradicionais de trabalho: oferecendo flexibilidade, escalabilidade e variedade de projetos. Um alinhamento perfeito com suas aspirações empreendedoras.

De setembro a novembro, Guilherme participou, como Insider Founding Member, da cohort de preparação de executivos EaaS promovido pela Opental. Conheceu então mais sobre a metodologia DIS, posicionamento estratégico, as técnicas para elaboração de propostas e contratos desvinculados de carga horária, permitindo assim uma maior segurança na sua migração de carreira.

Após sua saída da CLT, em dezembro de 2023, Guilherme tem se posicionado como um Executive as a Service nas áreas de inovação e tecnologia, permitindo às empresas acessarem sua experiência para elaborar e potencializar estratégias de inovação aberta sob medida.

Com o auxílio dos conhecimentos obtidos na cohort (imersão) e, principalmente, graças ao networking com outros profissionais já atuantes na modalidade, Guilherme já conseguiu fechar seu segundo contrato e segue em busca do terceiro ainda em janeiro de 2024.

Desde a incerteza inicial até a construção de uma rede de clientes passamos por desafios que são comuns a todo empreendedor. Guilherme transformou estes desafios em oportunidades de crescimento e aprimoramento profissional, identificando oportunidades, construindo presença e desenvolvendo habilidades adicionais, graças à cohort EaaS da Opental.

Guilherme ainda está nos estágios iniciais de sua jornada como Executive as a Service e já explora a liberdade de escolher projetos que fazem sentido para ele, vislumbrando a diversidade de clientes e setores como horizontes a se abrirem gradualmente. Diversas propostas estão em andamento para serem fechadas e diversas oportunidades antes não esperadas estão sendo construídas dia após dia.

A mudança é inevitável e muitas vezes necessária para o crescimento pessoal e profissional. Coragem para buscar novos caminhos, aprendizado contínuo e adaptação a diferentes ambientes são as lições que Guilherme Silva de Oliveira leva consigo.

A saída do emprego CLT foi o evento catalisador para a mudança de colaborador para Executive as a Service – uma escolha desafiadora que revelou-se a melhor.

Assim, Guilherme encoraja outros profissionais a refletirem sobre suas próprias jornadas e a considerarem opções fora dos caminhos convencionais.

Nas suas próprias palavras: “A jornada de um Executivo as a Service pode ser desafiadora, mas os benefícios e oportunidades que ela oferece podem surpreendê-lo. Esteja aberto a novas experiências e descubra onde sua carreira pode levá-lo”.

Quer fazer parte da comunidade Opental?

Com o sucesso da EaaS (by Opental), levamos agora o modelo de escala em Open Talent também para profissionais de nível tático e operacional, construindo uma rede cada vez mais conectada de conhecimento e oportunidades.

A associação é gratuita e você será muito bem recebido por quem se interessa e já vive essa realidade.

Acesse: https://bit.ly/opental_community